lomadee

quinta-feira, 16 de abril de 2015

IFMA entrega Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do quinquênio 2014-2018

Instrumento norteador da prática educativa em instituições de ensino, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) contém o planejamento de uma série compromissos a serem cumpridos dentro de um determinado prazo. No Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o PDI referente ao quinquênio 2014-2018 foi construído de maneira participativa a partir do ano de 2013. Na última terça-feira (14), o documento foi oficialmente entregue aos diretores-gerais em um evento realizado no Campus Santa Inês.

Na solenidade de abertura da programação de entrega do PDI, o reitor Roberto Brandão destacou que o plano deve guiar o dia a dia do IFMA para que a instituição dê respostas positivas à comunidade e tenha sempre os seus alunos como essência maior. “Iniciamos aqui a etapa mais importante após a elaboração das ideias, que é a sua execução”, afirmou Brandão, ressaltando a necessidade de se orientar por meio da missão, da visão e dos valores do Instituto.


Já o pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos César Teixeira, falou sobre o processo de criação do PDI. O pró-reitor, que presidiu a Comissão Central de elaboração do documento, comentou o quanto a experiência ampliou a sua concepção sobre o IFMA. “Agora o nosso desafio é muito maior, que é fazer com que o PDI aconteça na instituição”, avalia. Carlos César Teixeira também pontua que, além dos objetivos institucionais, o documento também conta com metas e indicadores, sendo esse um grande diferencial com relação ao PDI anterior.

Missão, Visão e Valores

“Promover educação profissional, científica e tecnológica, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável”. Essa é a missão institucional em evidência no documento entregue aos gestores do Instituto. Outro destaque do PDI é a visão de “ser reconhecida como uma instituição de excelência em educação, ciência e tecnologia, formadora de cidadãos críticos, promotores da transformação social”.

Além da missão e da visão, os valores contidos no documento também compõem os princípios que devem reger os planos de ação institucional a fim melhor trabalhar os objetivos, metas e indicadores. São eles o respeito à democracia e à ética, a formação para a cidadania, a postura investigativa, inovadora e empreendedora, a qualidade, excelência e efetividade, e a responsabilidade socioambiental.


Dimensão Acadêmica
Após a entrega das cópias impressas do PDI aos diretores-gerais, formou-se a primeira mesa de discussão. A dimensão acadêmica do plano foi exposta e debatida com o público presente pela pró-reitora de Ensino Ximena Maia, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Natilene Brito, o pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais Fernando Lima, além dos diretores de Educação a Distância Simone dos Santos, de Assistência ao Educando Dayse Araújo, de Direitos Humanos e Inclusão Social Batista Botelho, de Difusão Artístico-Cultural, Desporto e Lazer Mayara Anunciação e a assessora de Relações Internacionais Virgínia Freire.

Entre os itens mencionados pelos integrantes da mesa, alguns destaques são o incremento da pesquisa científica, a facilitação da oferta de estágio e emprego para estudantes e egressos, a promoção do diálogo entre as ações de arte-educação realizadas no Instituto, a implementação do campus EaD e a obtenção do atendimento educacional especializado em todos os campi até o ano de 2018, quando se encerra o prazo de vigência dessa edição do PDI.

Dimensão Administrativa
A segunda mesa de discussões teve como tema a dimensão administrativa do plano e contou com a participação do pró-reitor de Planejamento e Administração Carlos César Teixeira, representando também as diretorias de Infraestrutura e de Gestão da Tecnologia da Informação, além do diretor de Desenvolvimento Institucional Agenor Almeida Filho, da chefe do Departamento de Capacitação Teresa Gomes, e do chefe do Departamento de Comunicação e Eventos Cláudio Moraes.

Ações que incluem a concretização do Plano Anual de Capacitação de Servidores, a construção da Política de Comunicação, a elaboração de projetos básicos de infraestrutura e a implementação de 100% do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) em todas as unidades do IFMA foram citadas durante os debates provocados pela mesa.

Acesso ao PDI

Clique aqui para acessar o Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 do IFMA.




Fonte: IFMA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...