lomadee

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cidade de Balsas sofre com alagamentos; Rio Balsas transbordou


As fortes chuvas que caíram em Balsas por mais de 12 horas fizeram o Rio Balsas transbordar. Cheias históricas foram registradas na cidade no ano de 1974 e 1985, quando as águas do rio quase cobriram a Ponte de Madeira. Essa é a maior cheia dos últimos 30 anos. Na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, a água subiu tanto que ameaçou invadir o Clube de Festas. A parte das piscinas foi toda tomada pela água.

No Porto das Caraíbas, a água impediu a passagem de pedestres na passarela da Ponte da Amizade. Vários freezers desceram nas águas e as árvores centenárias ficaram com água cobrindo os galhos. A Quadra Poliesportiva situada na Beira Rio foi totalmente tomada pela água.

O bairro Trisidela foi uma das áreas mais afetadas pela enchente, deixando pessoas desabrigadas.

O Corpo de Bombeiros atendeu um incidente com um veículo de passeio após ser arrastado pelas águas, nas proximidades do Hotel Águas do Vale. Os dois ocupantes do carro saíram ilesos.

O sistema de captação de água (ETA) foi invadido, bem como 16 adutoras na cidade, que foram danificadas. No entanto, o sistema de abastecimento foi restabelecido, e voltou à normalidade no mesmo dia.

O Secretário de Comunicação Social, Hilton Lima, à imprensa local, esclareceu as providências que estão sendo tomadas pela Prefeitura.

“O Prefeito está reunido com a assessoria jurídica agindo nessa situação. Um decreto de Situação de Emergência se faz necessário para que, junto à Defesa Civil, receba os recursos necessários a reconstrução de ruas, avenidas, casas, espaços e/ou instrumentos públicos. A Prefeitura está prestando assistência às famílias, além de ajudar com mantimentos”, finalizou.

A Secretaria de Comunicação Social também emitiu uma Nota de Esclarecimento.

Segue abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
– Prefeitura toma providência quanto às famílias desabrigadas”

Em decorrência das fortes chuvas que caíram em Balsas, a Prefeitura esclarece que:

1 – Está tomando todas as providências cabíveis no sentido de prestar assistência às famílias que tiveram suas casas inundadas pelas chuvas. Para isto, disponibilizou equipe contendo assistentes sociais, psicóloga, coordenadoras dos CRA’s – Centro de Referência da Assistência Social, e Secretários. O governo municipal está disponibilizando água potável, cestas básicas e transporte. Até o momento foram detectadas 11 famílias desalojadas e 08 desabrigadas.

2 – Diante dos grandes estragos causados em ruas, avenidas e demais espaços e/ou instrumentos públicos, além de residências, o Prefeito Rochinha decretou Situação de Emergência.

3 – O tráfego de veículos nas pontes que apresentam riscos está impedido pelo DMT – Departamento Municipal de Trânsito.

4 – O Poder Público Municipal está atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a costumeira solidariedade da comunidade balsense, para garantir segurança e apoio às famílias.

Balsas – MA, 28 de janeiro de 2016

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...