lomadee

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Carretas da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel realizam ações de saúde no bairro Vila Nova


O Governo do Estado leva nesta terça (2) e quarta-feira (3), das 8h às 17h, as Carretas da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel para o bairro Vila Nova, na região do Itaqui-Bacanga. O serviço itinerante está localizado na frente do Hospital Estadual Aquiles Lisboa (HAL) e pretende garantir exames preventivos, mamografias e atendimento especializado para o público feminino de todas as idades que moram na comunidade. A ação é resultado da parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e da Mulher (Semu).

Durante os dois dias, cerca de 100 exames estão sendo realizados, entre mamografia e exames papanicolau. Além destes, também estão disponíveis testes para detecção da Hanseníase, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites, entre outros.

Para a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, a ação conjunta com a SES, é uma forma de viabilizar a concretização de uma política estadual de atenção integral à saúde da mulher. “A garantia do direito sexual e reprodutivo saudável faz parte do enfrentamento à violência contra a mulher. Por isso, precisamos intensificar todas as ações de saúde que possam prevenir doenças e que, também, contribuam para a detecção precoce do diagnóstico, aumentando as chances de cura. Essa parceria é no sentido de garantir esses direitos às mulheres”, disse a secretária Laurinda Pinto.

As duas carretas percorrem várias localidades da capital e cidades do interior do Estado. A assistência prestada refere-se tanto a exames, quanto a assistência social, com a realização de palestras. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, explicou que a intenção da parceria entre as duas secretarias é a promoção de uma assistência completa, agregando aos serviços de saúde a prestação de assistência à mulher em todas as esferas.

“A maior importância da parceria é proporcionar vários serviços essências às mulheres. A cada temporada que as carretas ficam em uma localidade, muitas mulheres que realizam os exames conseguem identificar a doença no início. Caso o laudo do exame aponte algum indício da doença, de imediato a paciente é encaminhada para começar o tratamento no hospital e as chances de cura aumentam”, destaca o secretário Marcos Pacheco.

O HAL é especializado no tratamento da Hanseníase, mas há algum tempo faz atendimento à saúde da mulher. “A referência do hospital é o tratamento da Hanseníase, mas levantamos a bandeira da saúde pública. Por isso, estamos retomando os atendimentos que foram iniciados em outubro, no mês de campanha contra o Câncer de mama, para garantir que aquelas que não fizeram os exames possam realizá-los nessa oportunidade”, explicou o diretor administrativo, Raul Fagner Silva.

A aposentada Sônia Ferreira, de 62 anos, moradora do Vila Nova, soube da realização dos exames e compareceu à carreta para realizar a mamografia. “Desde o ano passado era para ter feito. Soube da oportunidade quando vim ao Hospital Aquiles Lisboa e pude logo fazer o pré-agendamento. É muito bom poder fazer um exame tão importante perto de casa. Não abro mão de cuidar da minha saúde”, contou.

A mesma opinião é compartilhada por dona Maria Tereza Duarte, de 60 anos. Ela diz que frequentemente realiza os exames, pois há doze anos precisou retirar um nódulo da mama. “Quando soube da facilidade do acesso ao exame aqui na carreta, aproveitei para fazer esse acompanhamento. Pois ano passado, infelizmente, eu não consegui. Acho importante esse incentivo para toda mulher manter em dia o cuidado com a saúde”, considera.

Os exames realizados na carreta, no bairro Vila Nova, serão entregues no HAL no prazo de aproximadamente 40 dias úteis. A região metropolitana de São Luís foi escolhida para receber as carretas durante o mês de março. A partir de então, a Carreta da Mulher Maranhense e a Carreta do Mamógrafo Móvel seguirão para o interior do Estado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...