lomadee

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ministério Público do MA realiza primeiro encontro regional do Planejamento Estratégico 2016-2021


Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 26, no salão da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), no Calhau, o primeiro encontro regional do Planejamento Estratégico 2016-2021. Organizado em forma de seminário, o evento reuniu membros e servidores, que apresentaram e discutiram temas, princípios e propostas já elencadas em oficinas pelas comissões de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE) e Executiva do Planejamento Estratégico (Cepei), com o intuito de definir os objetivos estratégicos, que vão nortear o trabalho do MPMA para os próximos cinco anos.

O encontro corresponde ao encerramento da primeira fase do planejamento. As atividades foram coordenadas pelos consultores Raul Sturari e Verônica Korílio, do Instituto Sagres, empresa que orienta a elaboração da Gestão Estratégica do MPMA. Os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, responsáveis pela apresentação e discussão dos temas.

Além de São Luís, o seminário deverá ser realizado, no mês de março, nas cidades de Timon, Santa Inês e Imperatriz, polos regionais do estado.

Na abertura do encontro, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, ressaltou que o planejamento tem o intuito de aperfeiçoar os serviços que a instituição oferece à sociedade maranhense, induzindo ganhos e melhorias nas condições de trabalho dos membros e servidores. "Espero que possamos definir planos sólidos e eficientes, objetivando o alinhamento institucional, com a criação de um novo modelo de gestão participativa, para alcançarmos a excelência na promoção da justiça", enfatizou.

O presidente da Ampem, Tarcísio Sousa Bonfim, recepcionou os participantes e destacou a importância do planejamento como ação preparatória para aprimorar o atendimento institucional às demandas da sociedade. "O Ministério Público do Maranhão deve estar preparado para ampliar o seu alcance social", declarou.

INTENÇÃO ESTRATÉGICA

Em seguida, foi a vez da apresentação dos tópicos da intenção estratégica, conceito formado pela missão, visão, princípios constitucionais e valores, que compõem a identidade institucional. A explanação foi feita, respectivamente, por Raimundo Nonato Leite (promotor de justiça), Marcelo Amorim (chefe da assessoria de planejamento), Frederik Bacelar (promotor de justiça) e Luselias Lopes (analista da assessoria de planejamento).

A intenção estratégica foi elaborada pelas duas comissões de planejamento: CGPE e Cepei.

No encontro, também foram abordados, pelos cinco grupos, temas que formam os ambientes interno e externo da instituição. Para o interno, foram identificadas as fortalezas (pontos fortes), como infraestrutura de equipamentos atualizada e quadro de pessoal qualificado e diversificado; e as possíveis debilidades (pontos fracos), tendo como um dos exemplos a limitação de recursos.

Para o externo, foram apontadas as oportunidades, entre as quais a tendência de virtualização dos processos e a acessibilidade à informação por parte do cidadão; e as ameaças, como agravamento da crise econômica e sensação de impunidade percebida pela sociedade.

Na ocasião, todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias de desafios, como exemplos de objetivos estratégicos, que devem ser incluídos no planejamento.

Outra atividade foi a discussão das incertezas sociais, políticas e administrativas, elencadas pelos participantes, que podem afetar o trabalho da instituição até o ano de 2030.

Por fim, as contribuições dos grupos foram levadas à plenária para indicação de pontos a serem suprimidos, reformulados ou adicionados, formando novos objetivos estratégicos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...