lomadee

quarta-feira, 9 de março de 2016

Governador participa de debates sobre melhorias para a educação profissional


A cidade de São Luís é sede da 61ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne reitores de Institutos Federais e Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica para debater sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a organização do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês). O governador Flávio Dino participou da abertura do encontro acompanhado do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e do reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão.

Para o governador, esse momento, em que os reitores dos Institutos Federais se reúnem no Maranhão, é uma oportunidade para fortalecer o projeto educacional do Estado. “Há uma visão de complementação dessa rede federal de educação tecnológica e profissional, representada pelo IFMA, e pelo Iema (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) que hoje nós começamos”, ressaltou Flávio Dino.

Ele explicou que, atualmente, o Maranhão possui 29 IFMAs, e inspirado neste projeto, que tem uma trajetória secular, o Governo do Estado está construindo 23 Iemas para complementar as ações de escolas que proporcionam o ensino médio e a educação profissional. “Nós estamos reafirmando a crença que a cooperação é o caminho fundamental para nós melhorarmos a educação no nosso estado”, reiterou o governador.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que esses eventos são importantes para manter o diálogo e traçar estratégias conjuntas para o desenvolvimento da educação brasileira. Ele destacou que essa reunião, especificamente, terá como grande prioridade o desenvolvimento do Pronatec.

“A nossa grande prioridade hoje é que, nesta semana, a presidenta Dilma está lançando o novo Pronatec, que é aquele programa que tem mais de 9 milhões de matrículas de qualificação profissional e técnico e que agora vão lançar várias inovações. E os Institutos são parceiros fundamentais para implantar o Pronatec em todo o Brasil”, explicou Mercadante.

Também participaram da 61ª Reunião do Conif o presidente do Conselho, Marcelo Bender Machado; o vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; reitores de Institutos Federais de todo Brasil; além de professores e alunos do IFMA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...