lomadee

quinta-feira, 3 de março de 2016

Governo realiza penúltima etapa do Capacitasuas no MA

Alguns dos profissionais da Assistência social que participam do evento. Foto enviada pelo assistente social Júlio Cesar de São Raimundo das Mangabeiras. A cidade é representada ainda pelas assistentes sociais Cleide e Edla.

Para dar continuidade ao processo de capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Maranhão (SUAS), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, realiza a penúltima etapa do Programa Capacitasuas – MA, entre os dias 29/02 e 04/03, no Complexo Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Nessa semana, estão sendo ofertadas quatro turmas de Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e uma de indicadores sociais beneficiando 200 técnicos de 63 municípios.

O programa de capacitação tem o objetivo de garantir oportunidades de formação permanente para qualificação dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), capacitar técnicos e gestores para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro, viabilizar o cumprimento do compromisso e responsabilidade das Secretarias de Estado com a Educação Permanente e, ainda, aprimorar a gestão do SUAS nos estados e nos municípios.

No Maranhão, a últimas turmas serão ofertadas no mês de março, finalizando assim, a primeira etapa do programa. Ao todo, o treinamento atenderá aos 217 municípios, qualificando 2.200 técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado. Os participantes precisam ser profissionais de nível superior e estarem inscritos no Cadastro do Sistema Único da Assistência Social (CadSUAS).

Para a secretária adjunta de assistência social da Sedes, Célia Salazar, o programa de capacitação é de extrema importância para os profissionais do Sistema Único da Assistência Social, porque eles serão qualificados para melhor atuar nos equipamentos públicos sociassistenciais do Estado.“O CapacitaSUAS possibilita a orientação dos profissionais para uma performance mais eficiente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos sociais da assistência. Além disso, o programa possibilita uma importante interação entre os municípios, fazendo com que o trabalho da assistência social seja melhor difundido e aproveitado pela população”, reforçou a secretária.

Parceria com o MDS

O Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS é resultado da parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão foi selecionada, via edital, para executar toda a parte pedagógica da capacitação.

Segundo o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, este é o momento de resgatar, fortalecer e avançar na política da assistência social no Maranhão, e não há outro caminho senão a capacitação daqueles que são os principais atores do SUAS juntos aos usuários dos serviços. “Sabemos da importância dos trabalhadores do SUAS na garantia da prestação dos serviços socioassistenciais e no resgate dos direitos básicos dos maranhenses que há muito haviam sido preteridos. A partir desta gestão, conforme orientação do governador Flávio Dino, vamos unir todos os esforços para assegurar aos maranhenses a qualidade dos atendimentos às famílias por meio dos equipamentos públicos da rede estadual do Suas”, garantiu Neto Evangelista.

Fonte: Governo do Maranhão e Blog Memórias de Mangabeiras
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...