lomadee

segunda-feira, 14 de março de 2016

Maranhão destaca Rota das Emoções durante Feira Internacional de Turismo


A maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim, realizada na Alemanha, foi encerrada no domingo (13). Durante cinco dias, técnicas da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur) apresentaram todo o potencial turístico das cidades maranhenses que compõem a Rota das Emoções, foco principal da participação do Maranhão no evento.

Os representantes do Maranhão apresentaram o destino para profissionais de turismo e de comunicação de todos os continentes, que realizaram negócios, parcerias e networking. No sábado (12) e domingo (13), a ITB Berlim foi aberta ao público final, que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Maranhão.

Nello Martini, operador de turismo de uma agência italiana, o Maranhão se torna um dos principais destinos por sua unicidade. “Parei para saber um pouco mais sobre o Maranhão porque sei de todo o potencial que esta parte do Brasil oferece. Trabalho com foco em destinos onde meus clientes possam ter maior contato com a natureza e após a apresentação fiquei certo que o estado se destaca pela grandiosidade de seus atrativos”, afirmou.

Durante os dias de feira, o Maranhão apresentou um vídeo especial sobre a Rota das Emoções e distribuiu material promocional com as possibilidades de roteiros e destinos que o estado oferece. “Nossa participação na feira foi completamente pensada para atrair o maior número de visitantes ao estado, por isso fizemos questão de levar o visual de nossos destinos”, explicou o secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino.

Para o gerente-geral da operadora Brasil Tudo, Danielle Suiguile, que já vende pacotes para o Brasil, o destino é impecável. “Se tivesse que apontar melhorias, lógico que apontaria, mas não vejo nada que possa tirar o brilho dos destinos do Maranhão. Todos ficam muito satisfeitos em conhecer os Lençóis Maranhenses, sempre falam em voltar mais vezes para conhecer todas as paisagens desse roteiro”, disse.

Delma Andrade, secretária-adjunta de Turismo do Maranhão, lembrou da importância do planejamento de ações como a participação na ITB. “O sucesso de nossa ação na ITB só foi possível depois de muito planejamento do Governo do Maranhão em parceria com os Estados do Ceará e Piauí e com a Embratur, iniciada pela assinatura do protocolo de ações para a retomada da Rota das Emoções no ano passado”, explicou.

Segundo Silvia Ardnt, alemã que já conhecia o estado deste a década de 90, ver o Maranhão participar da ITB foi uma grata surpresa. “Conheci o Maranhão em uma época em que o turismo era pouco valorizado. Para se ter uma ideia do que estou falando, eram gastos mais de oito horas no trajeto de São Luis à Barreirinhas”, recordou.

“Ver que agora o estado tem feito vários investimentos nos seus destinos turísticos e que reconhece a importância de participar de feiras como esta, me deixa muito feliz pelo fortalecimento desse estado tão rico em belezas naturais e culturais”, completa Silvia ao saber que o Governo do Estado tem investido na melhoria dos acessos às cidades turísticas.

Obras para o turismo

Entre as ações estão a retomada das obras no aeroporto de Barreirinhas, que vai beneficiar o turismo em toda a Região dos Lençóis e do Delta do Parnaíba. Orçada em R$ 4,8 milhões, o aeroporto da cidade já conta com 50% das obras concluídas e previsão de entrega de 90 dias.

Outro investimento na infraestrutura das cidades turísticas é a construção da estrada de Paulino Neves a Barreirinhas, com 30 km de extensão, ligando efetivamente o Maranhão à Rota as Emoções; e de Barreirinhas à Santo Amaro (MA-320), com 47 km e obras aceleradas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...