lomadee

terça-feira, 8 de março de 2016

Prioridades do Plano de Ações Articuladas são discutidas com governador e Ministro da Educação


O ministro da Educação, Aloisio Mercadante, e o governador Flávio Dino participaram do ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’, nesta segunda-feira (7), no Rio Poty Hotel. O evento, que reuniu prefeitos, secretários municipais e gestores de educação, é uma parceria do Governo do Estado, com o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e se estende até esta terça-feira (8).

O ‘Encontro Estadual sobre o PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas’ reuniu cerca de 400 participantes com o objetivo de tirar dúvidas e encaminhar soluções para qualquer problema apresentado pelos gestores locais na execução de programas do FNDE, sobretudo na execução das metas do PAR 2016.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou todas as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo Estado para o desenvolvimento da educação maranhense. Ele destacou que o evento é uma oportunidade para estreitamento dos laços e para ação conjunta entre os três entes federados.

“O Governo reafirma os laços com os municípios mediante o oferecimento de uma oportunidade de capacitação, de formação com a presença do presidente e da equipe técnica do FNDE para atender de modo individualizado os municípios afim de que todos eles tenham as informações necessárias do PAR”, reiterou o governador.

Para Aloisio Mercadante, o Encontro é fundamental para planejar os próximos quatro anos do PAR, as prioridades na transferência de recursos, e os programas que serão preferencialmente pactuados. “Nós temos que colocar todas as crianças de quatro a cinco anos na escola, é um desafio muito grande, uma das prioridades. Nós vamos também fazer o Mais Educação, que é uma escola prioritariamente que tem dificuldade de alfabetização, enfim, todas as áreas de educação, a gente pactua e prioriza quais os recursos nós vamos passar e quais os programas”, explicou o ministro.

FNDE e avanços no Maranhão

Presente em setembro do ano passado no ‘Encontro Articulado entre o FNDE, a Gestão Estadual e Municipal do Maranhão’, o presidente do Fundo, Idilvan Alencar, enfatizou que a última vez que o órgão reuniu gestores escolares maranhenses, os avanços foram significativos. “Dá ultima vez que nós viemos, a inadimplência em transporte escolar reduziu em 30%, por exemplo. É um resultado prático que essa aproximação do FNDE com os municípios traz, especialmente, para as cidades”, frisou o presidente, esclarecendo que o atual Encontro é importante para orientações sobre a disponibilização de recursos do Governo Federal via PAR, aberto há 20 dias.

Para a secretária de educação de Açailândia, Maria Luiza Vieira, o Encontro é fundamental para resolução das pendências que os municípios têm com o FNDE, além “também nos orientar para novas ações em relação a esta nosso PAR que se inicia agora em 2016”.

Ela realçou que essa iniciativa é um suporte necessário e eficiente para que se possa avançar em uma educação de qualidade e aprendizagem significativa. “Na prática com certeza nós teremos a conclusão das obras que estão paralisadas, e a inserção de novas obras em relação a educação infantil, como construção de creches, cobertura de quadras, aquisição de transportes es colares, enfim, formação continuada de professores, e atendimento ao alunos da educação de jovens e adultos”, sublinhou a secretária.

Atendimento aos municípios

O atendimento aos municípios segue até esta terça-feira (8), entre 8h e 17h. Desde março de 2015, já foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos em 25 estados de todas as regiões brasileiras por meio do FNDE Soluções Locais.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...