lomadee

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Governo do Maranhão entrega equipamentos de assistência social em Zé Doca


O município de Zé Doca foi contemplado, nessa terça-feira (20), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com importantes equipamentos sociais que ajudarão a combater desigualdades e contribuirão para o desenvolvimento social: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Cras de Zé Doca possui 5 mil famílias referenciadas e 300 famílias atendidas mensalmente, enquanto o Creas possui 50 famílias referenciadas, atendendo toda a população do município. Os Centros são a porta de entrada dos programas sociais dos Governos Federal e Estadual, como o Bolsa Família, que beneficia 7.181 famílias e o Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), que atende 8.765 beneficiários. Os Cras e Creas prestam atendimento a famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros serviços.

O secretário da Sedes, Neto Evangelista, destacou a dimensão social das duas inaugurações. “É com ações como estas que enfrentamos as injustiças sociais, a violência e as desigualdades. A entrega de novas instalações do Cras e do Creas, que são importantes equipamentos sociais, numa região que tanto necessita da atenção do poder público, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

Com mais estas unidades, o Governo do Maranhão contabiliza agora 67 equipamentos de Cras e Creas entregues na atual gestão, sendo 59 Cras e oito Creas, em 56 municípios maranhenses.

A secretária de assistência social de Zé Doca, Nazaré Melo, disse que esta iniciativa assegura as políticas de ações sociais e garante direitos. “O Governo do Estado está de parabéns por garantir políticas públicas a quem mais precisa, mesmo em um momento de crise que o país enfrenta. Nossa população precisa ter seus direitos assegurados para uma melhor qualidade de vida, e graças aos nossos prédios novos e estruturados isso acontecerá de forma mais precisa”, disse.

Ao todo, o projeto de expansão do serviço desenvolvido pelos Centros contempla a construção de 159 equipamentos do gênero. Os prédios construídos e mobilados pelo Governo do Estado são dotados de toda a estrutura para garantir o atendimento adequado e com qualidade aos usuários.

O aposentado Abdias Silva disse que os novos prédios contribuíram para um atendimento melhor. “Aqui nós temos a oportunidade de usufruir de programas que melhoram nossas vidas. Com os prédios próximos uns dos outros, com melhor estrutura e mobília, ficará mais fácil ainda participar das ações”, afirmou o aposentado.

Após a inauguração, as estruturas do Cras e do Creas de Zé Doca serão entregues à Prefeitura de Zé Doca, que será a responsável, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), da manutenção e prestação dos serviços socioassistenciais.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o prefeito de Zé Doca, Alberto Gomes; a secretaria municipal de Assistência Social, Nazaré Melo; a coordenadora do Creas, Ligia Magalhães; a coordenadora do Cras, Geisiane Bastos; o coordenador do Bolsa Família, Jonatan Marceles; usuários da política da assistência social e demais autoridades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...