lomadee

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ministério da Agricultura audita defesa sanitária animal do Maranhão


Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços veterinários estaduais, desde a segunda-feira (5) até a sexta-feira (9), o Mistério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza auditória técnica, no âmbito da saúde animal, na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA). A supervisão acontece em São Luís e em outros cinco municípios maranhenses.

“Estamos aqui para ver como o trabalho está sendo feito e para trazer um olhar de fora. Com isso, poderemos auxiliar no que precisa ser melhorado e tomar conhecimento dos trabalhos que têm funcionado bem no Maranhão”, explicou a auditora fiscal federal Cecília Paula Dezan, durante uma rápida apresentação das ações da defesa animal da Aged, no auditório da agência, na segunda-feira (5).

De acordo com o Ministério, a auditoria será direcionada para avaliar as competências definidas como fundamentais pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), bem como para avaliar as ações do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) no Maranhão, especialmente aquelas voltadas para o controle da peste suína clássica.

“No caso do Maranhão, nós contamos com o PNSS, temos uma portaria estadual especificamente sobre sanidade suídea e constituímos o comitê de sanidade suídea do estado. Então, estamos fazendo um trabalho de intensificação dos cadastros e da vigilância epidemiológica, além de estarmos seguindo todas as instruções do Mapa. Já temos 50 granjas comerciais e um rebanho de 380 mil de suínos, o que mostra que temos condições de avançar. Com essa auditoria, eles vão analisar a situação para que possamos aprimorar nosso trabalho e vir a alcançar o status de área livre de peste suína clássica”, declarou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Interior

A partir desta terça-feira (06), os auditores federais agropecuários Abel Ricieri Guareschi Neto, Bethyzabel dos Anjos Santos Araújo e Cecilia Paula Dezan, acompanhados do representante da Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão (SFA/MA) Roberto Carlos Arruda, fiscalizam as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Santa Inês, Bacabal, Barra do Corda e de Imperatriz, além do Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) de Peritoró.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...