lomadee

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Governo do Maranhão define diretrizes de parceria com Singapura


Em continuidade às ações previstas em ‘Memorando de Entendimento’ assinado entre os governos de Singapura e do Maranhão, representantes da Internacional Enterprise Singapore (IES) e da Singapore Cooperation Enterprise (SCE) estão em São Luís para definir as diretrizes da consultoria para desenvolvimento estratégico portuário no estado. Na terça, 10, a comitiva de Singapura foi recebida no Palácios dos Leões pelo então governador em exercício, Carlos Brandão, e pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

“O objetivo da parceria é trazer experiências em gestão operacional, capacitação técnica, segurança, produtividade e integração logística de um dos ‘benchmarks’ em gestão portuária mundial, além de buscar novos negócios para o Maranhão na região asiática”, explicou Lago.

As reuniões de trabalho na EMAP foram realizadas quarta e quinta-feira, com foco no escopo e no cronograma de trabalho para a realização de uma consultoria que envolve posicionamento do Itaqui junto à sua área de influência, desenvolvimento de infraestrutura portuária e suporte operacional. Estão em São Luís o vice-diretor da SCE, Daniel Seah, e da IES, a diretora geral, Sufei Lin, e o gerente sênior de Negócios, Eduardo Vargas. A IES é a agência do Governo de Singapura responsável pela atração de investimento e pelo comércio internacional e a SCE é o organismo governamental especializado em planejamento e desenvolvimento econômico.

No encontro de terça-feira o grupo conversou sobre os avanços do governo Flávio Dino, especialmente nos resultados positivos dos programas de combate à pobreza; as missões internacionais do Governo do Estado em busca de novos negócios e investidores na China, Índia e Irã, além da visita ao Porto do Panamá e participação do Maranhão na Expologística, maior evento do setor naquela região. Singapura possui um terminal portuário (PSA) na costa pacífica do Panamá com investimentos para expansão na ordem de 500 milhões de dólares.

“O Porto do Itaqui é cada vez mais importante para o escoamento de produtos brasileiros para o mundo, assim como a recepção de mercadorias para o Brasil. Singapura quer participar, com parcerias e soluções, desta rota pelo norte do Brasil, passo primeiro, mas não único, de outras iniciativas maranhenses para o desenvolvimento regional”, afirmou Sufei Lin.

O fortalecimento da logística para esse escoamento é estratégia do Governo do Maranhão para o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado. “O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que nos visitou há pouco, sinalizou a concessão de novos ramais ao longo da malha da ferrovia Norte-Sul, o que representa um salto extraordinário de escoamento de produção”, informou Carlos Brandão. “E a parceria com Singapura é fundamental nesse momento do Maranhão”, completou.

Transformação pelo Porto

O Maranhão tem muitas afinidades com Singapura e o objetivo do Governo do Estado é realizar uma transformação semelhante à que tornou aquele país um dos mais competitivos do mundo. Foi com essa visão de desenvolvimento que o país saltou de uma renda per capita de 550 dólares para 58 mil dólares em 30 anos, tendo por vetor econômico um porto estratégico, por onde circula metade de todo o óleo bruto consumido no planeta.

A transformação de Singapura partiu do desenvolvimento do setor portuário e nesse ponto as semelhanças com a realidade maranhense continuam: São Luís e Singapura são ilhas com posição geográfica estratégica e servidas de porto e aeroporto. “O objetivo da parceria é consolidar o Porto do Itaqui como hub logístico regional, aproveitando a experiência de Singapura para desenvolver o Maranhão”, afirma Ted Lago.

Singapura está em 2º lugar entre os dez países mais competitivos do mundo no ranking divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016, atrás da Suíça. Estudo do Banco Mundial aponta Singapura como o principal centro global para negócios, seguido de Nova Zelândia e Hong Kong. Além disso, vem se mantendo no topo da lista dos melhores países em educação segundo o ranking do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (PISA, na sigla em inglês).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...