lomadee

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Secretaria Estadual de Saúde recebe prefeitos eleitos e discute parcerias na área


O planejamento da saúde e a assistência à saúde, de acordo com a vocação de cada região, são aspectos que estão sendo observados prioritariamente pelo Governo do Estado e novos gestores municipais.Semana passada, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, recebeu 18 prefeitos eleitos. Os entes buscaram fortalecer parcerias visando o conjunto de ações e serviços de saúde, providos pelo Governo aos municípios, para garantir o acesso resolutivo.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, frisou que todos os gestores são tratados de forma democrática. “O Estado trata todos os prefeitos de forma republicana, independente da política partidária. São situações complexas, mas desafiadoras. Adotamos o diálogo fundamentado sempre em consonância com a formulação de políticas públicas sociais e econômicas que proporcionem o acesso universal aos serviços de saúde. O mais importante de tudo é promover saúde para população”, disse.

Ainda segundo o secretário, para cumprir esse papel, o governo Flávio Dino vem assegurando ao usuário o acesso igualitário, por meio dos investimentos empenhados com a assistência desde a inauguração da primeira unidade hospitalar, inaugurada em 2015. “Com os cinco novos hospitais nas cidades de Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz e Bacabal, somente no último ano, atendemos mais de 2 milhões de pessoas, permitindo a oferta dos serviços em 142 municípios, por exemplo”, citou o secretário Carlos Lula.

Em Caxias, a Maternidade Carmosina Coutinho recebeu aporte financeiro do Governo do Estado. A unidade é considerada de alto risco, alcançando sete regionais de saúde e até 50 municípios. Com o investimento do Governo, o índice de mortalidade neonatal reduziu em cerca de 60% na maternidade se comparado aos anos anteriores.

O prefeito eleito de Caxias, Fábio José Gentil Pereira Rosa, durante tratativas com o secretário Carlos Lula, manifestou interesse na manutenção da parceria com a gestão municipal. “Conversamos com o secretário, mostramos a necessidade que o município de Caxias tem em manter a parceria junto ao Governo do Estado na manutenção da Maternidade Carmosina Coutinho. O apoio do Governo tanto foi determinante para redução da mortalidade-infantil, que é importante que esse quadro se mantenha. Hoje é impossível o município se manter sozinho. A gente precisa do apoio [do Governo] para dar continuidade a redução”, disse o prefeito.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...