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quinta-feira, 30 de março de 2017

Agentes que atuam no Sistema Único de Assistência Social recebem capacitação


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), está executando mais uma etapa do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social, o Capacita Suas. O objetivo é garantir oportunidade de formação permanente para qualificação de todos os profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A capacitação, que começou segunda-feira (27) e termina na sexta-feira (31), está acontecendo no Complexo Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), bairro do Bacanga, em São Luís.

Participam em média 500 trabalhadores do Suas de vários municípios do estado.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, este é o momento de resgatar, fortalecer e avançar na política da assistência social no Maranhão. A capacitação daqueles que são os principais profissionais do Suas e que atuam juntos aos usuários dos serviços, segundo ele, é a estratégia certa de ação.

“Sabemos da importância dos trabalhadores do Suas para a garantia da prestação dos serviços socioassistenciais e no resgate dos direitos básicos dos maranhenses. que há muito haviam sido preteridos. A partir desta gestão, conforme orientação do governador Flávio Dino, vamos unir todos os esforços para assegurar aos maranhenses a qualidade dos atendimentos às famílias por meio dos equipamentos públicos da rede estadual do Suas”, garantiu Neto Evangelista.

Durante esta etapa, todos os técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social, dos 217 municípios maranhenses, estão recebendo informações sobre o Provimento de Serviços e Benefícios Sócioassistênciaisdo SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria e sobre Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema.

Para a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), da cidade de Maranhãozinho, Gerlane Costa, o curso é uma oportunidade para dividir experiência e aprimorar conhecimentos ao que se refere à gestão do Suas. “Sempre é válido adquirir conhecimento sobre a função que a gente exerce todos os dias. E eu tenho uma visão muito positiva sobre os cursos ofertados e a metodologia utilizada para o repasse das informações. Sabemos que tudo que estamos aprendendo é um passo a mais para que a gente, possa oferecer um atendimento com mais qualidade e que atenda às necessidades de cada usuário do Suas que venha a nos procurar”.

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social (Saas) da Sedes, Célia Salazar, os cursos valorizam técnicos e gestores do Suas e garante a adequação das práticas profissionais e processos de trabalho às necessidades reais que são apresentadas diariamente pelos usuários do sistema. “O aprimoramento, atualização e qualificação profissional é de extrema necessidade para aperfeiçoar a qualidade da oferta dos serviços e benefícios sócioassistênciais no estado e é por essa razão que ações pedagógicas como esta precisam ser contínuas. O SUAS precisa de pessoas preparadas e que conheçam as principais necessidades do seu município”.


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