lomadee

quinta-feira, 23 de março de 2017

Governo do Maranhão anuncia mais investimentos para a Saúde Pública de Balsas


No dia do aniversário de Balsas, o Governo do Estado anunciou à população desse município mais investimentos para a área da saúde. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (22), o poder público estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à implantação do projeto de Planificação da Atenção Primária e formalizou o convênio para custeio temporário do Hospital Municipal Balsas Urgente, no valor total de R$ 3 milhões.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o vice-governador Carlos Brandão durante agenda na cidade. “Com as ações anunciadas, a gestão do governador Flávio Dino está reparando os anos de esquecimento da região sul por parte do governo anterior. Com investimentos em saúde e outras áreas, Balsas avança a passos largos, rumo a um futuro melhor para todos os balsenses e moradores de municípios vizinhos”, destacou.

Com as ações anunciadas, o Governo do Maranhão avança no processo de reorganização dos serviços públicos de saúde na cidade. O aporte financeiro de meio milhão de reais, que será concedido à unidade de saúde municipal por seis meses, reforçará o atendimento de urgência na região. Já com a Planificação, projeto com metodologia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o poder público estadual trabalha com a capacitação dos profissionais de saúde locais para a qualificação da Atenção Primária em Saúde como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde.

O prefeito de Balsas, Erik Augusto Silva, comemora os avanços em parceria com o Estado. “Estamos satisfeitos com esse trabalho conjunto, que vem sendo realizado com o poder público estadual”. O gestor da Regional de Saúde de Balsas, Eliabe Aguiar, comentou que as ações beneficiam não só a população balsense. “As ações beneficiam moradores de todos os municípios que compõem a regional, que buscam atendimento em Balsas”, ressaltou.

Mais investimentos

Além do apoio ao hospital municipal e da Planificação da Atenção Primária, o Governo investiu na implantação do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo. O projeto, pioneiro no mundo, é umas das ações resultantes de um termo de cooperação técnica entre o Estado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Balsas, o centro oferece acesso a orientações e métodos contraceptivos, além de realizar o acompanhamento de casos de abortamento e violência sexual.

Também em andamento, seguem as obras do Hospital Regional, que dispõe de 4 mil m² e será referência na média e alta complexidade, com capacidade para 50 leitos e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda na região, o Estado realizou convênio com a Sociedade Beneficente São Camilo, que gerencia o Hospital São José. A unidade é voltada para a assistência materno infantil, em nível ambulatorial e hospitalar.

A população comemora os investimentos e os avanços já perceptíveis na área da saúde. “Moro há 31 anos em Balsas, bem pertinho de onde vai ser o novo hospital, e vejo que, agora, a saúde está melhorando muito. Antes, a gente não tinha nem chance de chegar ao hospital, agora recebemos um atendimento de qualidade no Balsas Urgente. Quando esse hospital abrir vai ficar melhor ainda”, contou a dona de casa Leonicia Lira de Sousa, 44 anos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...