lomadee

quinta-feira, 23 de março de 2017

Governo incentiva agricultores, investe em saúde e anuncia construção do Parque centenário em Balsas


Por ocasião dos 99 anos do município de Balsas, celebrados nesta quarta-feira (22), o Governo do Estado entregou equipamentos e insumos para pequenos agricultores, investiu na área de saúde, por meio da Planificação da Saúde Primária, e anunciou a construção do Parque centenário em Balsas. O vice-governador, Carlos Brandão, que representou o governador Flávio Dino, destacou o empenho do governador em integrar as ações das prefeituras com os governos estadual e federal. “O resultado está trazendo melhores resultados. Exemplo maior disso será a efetivação do Hospital Regional, que ampliará os serviços de saúde na região e fortalecerá a presença do Estado em uma cidade e região antes desassistidos”, exemplificou.

O vice-governador estava acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser; Saúde (SES), Carlos Lula; e Meio Ambiente (Sema), Marcelo Coelho. Presentes o prefeito de Balsas, Erik Costa, e lideranças comunitárias. Os gestores estaduais anunciaram a urbanização de ruas, a construção do Cras da cidade, a premiação da Copa Cidade de Futsal e a autorização da elaboração do projeto técnico para reforma e ampliação da Rodoviária Central, bem como do projeto técnico para perfuração de poço artesiano que irá atender a região.

Incentivo ao agricultor

Por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Governo do Estado entregou duas patrulhas agrícolas, compostas de trator, grade e carreta e um caminhão tanque de leite que vão fortalecer o Agropolo Rio Balsas, em especial nas cadeias produtivas do leite e hortifruticultura. Por meio desse programa está sendo realizada, também, assistência técnica e gerencial a produtores, via convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Nós sabemos que Balsas é uma região forte na agricultura, com grandes produtores e o papel do Governo do Estado é dar apoio aos pequenos, para que eles, também, possam se desenvolver”, destacou Carlos Brandão.

A data foi marcada pelo início oficial da entrega de sementes de feijão, safra 2017, do Programa Mais Sementes. Depois da entrega de sementes de arroz e milho no final do ano passado, agora, serão disponibilizadas aos agricultores 21 toneladas dessa espécie de semente para a região, além de sementes de hortaliças.

Márcio Honaiser explicou que as ações no setor produtivo, saúde, educação, infraestrutura e segurança demonstram a atenção do Governo do Estado com o município de Balsas. “Estamos trabalhando, em conjunto, para que Balsas desenvolva ainda mais seu potencial como polo regional. Incentivando a verticalização da cadeia produtiva de grãos, com incentivo ao desenvolvimento agroindustrial, e apoiando os pequenos produtores nas cadeias de piscicultura, hortifruticultura, leite e carne, estamos buscando diversificar o setor, para gerar mais emprego, renda e oportunidades para os balsenses”.

Para Márcio Honaiser, os investimentos voltados para Balsas representam um novo despertar para o município. “Balsas está sendo vista como nunca pelo Governo do Estado. Os olhos estão voltados para esta região, em diversas áreas como saúde, assistência social, educação, agricultura, segurança – só para citar alguns exemplos. Os avanços não cessarão”, afirmou durante a implantação do Agropolo do Rio Balsas.

Os membros do Governo do Estado, também, discutiram as ações governamentais durante reunião, no Ginásio de Esporte de Balsas, com prefeito e o vice-prefeito, Celso Henrique; o presidente da Câmara Municipal, Moisés Coelho; produtores e empresariado da região; e representantes de instituições vinculadas à saúde no Brasil e no mundo, entre as quais a Organização Mundial da Saúde (OMS); e representantes de segmentos da sociedade organizada do município.

Parque Centenário


O Vice-governador e demais gestores do Governo do Estado, também assinaram a Ordem de Serviço de construção do Parque Centenário e a entrega do Caminhão de Leite para a cidade. O Parque corresponde a uma área, às margens da rodovia Transamazônica, que disponibilizará para a população praça de eventos, ladeada por quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e área para skate, áreas sombreadas e espaço com espécies nativas da região.

Marcelo Coelho explicou que, com a construção do Parque, a população terá direito a frequentar um espaço que reúne o equilíbrio da natureza e a qualidade de vida. “Serão investidos mais de R$ 5 milhões nesta obra, que certamente permitirá aos balsenses o maior convívio com a cultura, com o lazer e com os esportes, além do compromisso com a preservação do meio ambiente”.

Planificação da Saúde Primária

Carlos Brandão e o secretário Carlos Lula assinaram convênio para investimentos de R$ 500 mil, por seis meses, que são destinados ao hospital ‘Balsas Urgente’. O evento, realizado no auditório da Unibalsas, celebrou a planificação da Saúde Primária em Balsas. O prefeito de Balsas, Erik Costa, explicou que a planificação é uma parceria entre o Governo do Estado e prefeitura. “O governo estadual nos disponibilizará profissionais do sistema estadual de saúde a fim de ministrar o treinamento e parte do material didático que será utilizado ao longo do curso”, afirmou o gestor municipal.

A medida, inédita no Maranhão, teve a primeira oficina realizada em setembro de 2015. É uma política pública do Governo do Estado que evidencia o compromisso que tem firmado com a prevenção e a promoção da saúde. Para Carlos Lula, os investimentos em saúde estão acontecendo em reconhecimento ao descaso histórico da região de Balsas, pelos governos anteriores. “Por muitos anos, esta cidade foi esquecida. O governo Flávio Dino está, em um esforço conjunto, reparando todo este esquecimento. E os benefícios que Balsas, hoje, recebe, atenderão a toda a região, como é o caso do Hospital de Referência Regional de Balsas”, avaliou Carlos Lula. A comitiva do Governo do Estado, também, vistoriou as obras do Hospital de Referência Regional de Balsas, que deve ser entregue em junho, à população.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...