lomadee

terça-feira, 4 de abril de 2017

Assaltos com explosivos a bancos e lotéricas caem 85% no Maranhão


Os roubos e furtos com explosivos de agências bancárias e lotéricas do Maranhão caíram 85% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Os dados divulgados pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) são resultado das prisões de quadrilhas feitas no ano passado.

Segundo informações da Seic, nos três primeiros meses de 2016 foram registrados 13 casos de roubo e furto com uso de explosivos a bancos, lotéricas, agências dos Correios e outras instituições financeiras no estado. Dez dessas ocorrências foram em janeiro, duas em fevereiro e uma em março.

Já no primeiro trimestre deste ano, foram registradas apenas duas ocorrências desse tipo de crime no Maranhão, uma no mês de fevereiro e outra no mês de março. Não houve nenhum caso em janeiro.

De acordo com o superintendente de Investigações Criminais, delegado Tiago Bardal, a queda no índice é reflexo da nova política adotada na Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a integração das polícias Civil e Militar na operação ‘Maranhão Mais Seguro’.

Iniciada no ano passado, a ‘Maranhão Mais Seguro’ permitiu a identificação de quadrilhas que assaltam bancos e a prisão de líderes e integrantes da maior parte delas ainda em 2016. Em outra frente, as equipes da operação patrulham pontos estratégicos, formando um cinturão de segurança que envolve o território de sete cidades maranhenses.

Investimentos em segurança

Tiago Bardal também destacou os investimentos do Governo do Estado na criação de um departamento especializado na Seic para condução de investigações de roubos e furtos com explosivos em instituições financeiras.

“Os delegados e investigadores desse departamento passaram por vários treinamentos em outros estados”, diz o superintendente da Seic.

“Passamos a ter uma investigação com qualidade que, em conjunto com a atuação do Instituto de Criminalística, se reverte em um inquérito policial com provas mais robustas para condenação adequada desses assaltantes, que ficam mais tempo fora do convívio social”, acrescenta

Para o delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, os resultados da operação Maranhão Mais Seguro são parte da reestruturação do Sistema de Segurança Pública do estado, que envolvem investimentos em tecnologia, criação de departamentos de investigação especializados, aquisição de viaturas, valorização do efetivo e contração de novos policiais.

“São diversas ações de reestruturação que estão se refletindo na diminuição desses índices, capitaneando a segurança pública como verdadeira prioridade dentro da gestão do governador Flávio Dino”, afirma Lawrence.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...