lomadee

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Com obras da primeira etapa na fase final, Beira-Rio será novo cartão-postal de Imperatriz


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), está com as máquinas e caminhões trabalhando a todo vapor na primeira fase das obras de revitalização da Beira-Rio, em Imperatriz, tudo para garantir a entrega ainda em junho deste ano.

Orçada em R$ 3,1 milhão, a primeira etapa da obra contempla o aterro de uma lagoa artificial para a construção de uma praça de eventos e a contenção da erosão da margem do rio Tocantins. O método utilizado para a contenção é considerado um dos mais modernos do país.

Da porta de casa, dona Maria de Nazaré Ferraz faz questão de observar a evolução da obra. E nem se importa que entre um pouco de poeira no ambiente: “Sei que isso é necessário para que a obra fique pronta. A nova Beira-Rio vai atrair turistas e os próprios imperatrizenses”. “Isso vai aumentar as vendas dos meus lanches e dar mais vida para esse ponto tão bonito de nossa cidade”, conta a dona de casa que vende café da manhã e lanches.

Cartão-postal

Com a revitalização, a Beira-Rio vai ganhar novos ambientes, como sequência de espaços de contemplação, praças e jardins descortinados. Um estacionamento com mais de 400 vagas, espaço para feiras populares e de lazer infantil também fazem parte do projeto.

Também haverá ainda uma área administrativa com espaço de apoio destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros. “Moro e trabalho nas imediações da Beira-Rio e acredito que essa obra vai beneficiar muito os cidadãos de Imperatriz. Mesmo que agora ainda não dê para perceber, a obra está caminhando. Sempre vejo a movimentação de operários e máquinas. Depois de pronta, a cidade vai ganhar um novo cartão-postal e a população, um novo local de lazer”, conta o atendente Roberto Miranda.

Mais empregos

Além de garantir um novo cartão-postal para a cidade, a obra também ajuda na movimentação da economia local, já que são mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos criados com revitalização da área.

Um desses postos é o de Leandro de Jesus, ajudante que havia dois anos não trabalhava de carteira assinada e viu na obra a oportunidade que precisava para sustentar a família. “Me deram essa oportunidade de trabalhar e estou aqui. Agora posso contar com todos os benefícios que um trabalhador de carteira assinada tem”, afirmou.

Elicleuton Sousa é outro operário que não esconde o orgulho de participar da construção: “É uma alegria trabalhar aqui, principalmente porque estamos colaborando para Imperatriz ter uma cara nova. Essa obra vai trazer grandes benefícios não só por tamanha beleza e local de lazer, mas também para quem trabalha, já que há muitos anos os comerciantes e ambulantes da Beira-Rio não tinham seu local de trabalho melhorado. Assim todos ganham”.

Outras etapas

As outras duas etapas da obra preveem a construção dos espaços de contemplação como a Praça do Sol; o estacionamento com mais de 400 vagas; espaço para feiras populares; espaço de lazer infantil; e uma passarela na lagoa. Além disso, haverá um ponto de apoio, destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros.

Outro diferencial será a iluminação. Ao longo da área de passeio, serão colocados totens no lugar dos postes tradicionais. A vida útil dos totens é quatro vezes maior e a economia de energia é de cerca de 70%. Para compor o paisagismo, haverá iluminação cênica, colocada próxima ao rio, vegetação e portais de entrada de estacionamento.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...