lomadee

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Com entrega títulos de terra, avança as ações de regularização fundiária no Maranhão


As ações de regularização fundiária no Maranhão continuam sendo expandidas. Na última sexta-feira, 12, a presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA, Margareth Mendes e a coordenadora de assentamento e desenvolvimento rural do órgão, Korina Corrêa, ambas representando o Sistema SAF (SAF / ITERMA / AGERP) estiveram com o governador Flávio Dino nos municípios de Santa Luzia do Tide e São João do Carú para entregar 30 títulos de posse de terra à agricultores familiares, dentre outras ações.

Para o governador Flávio Dino, o título de posse de terra além de extremamente importante, vem trazer aos agricultores familiares segurança jurídica e valorização do seu patrimônio.“Entregamos títulos de propriedade para vários produtores. Esses títulos é a mesma coisa que entregar dinheiro porque uma terra com documento além de ser valorizada, traz segurança jurídica de propriedade das terras que vivem e produzem. Também passam a ter a oportunidade de acessar políticas públicas do governo estadual, bem como federal”, ressaltou o governador.

A presidente do Iterma, Margareth Mendes falou que desde o início do governo de Flávio Dino, ele vem desempenhando um trabalho de valorização das políticas públicas voltadas para a Reforma Agrária e entregar títulos de posse de terra é um caminho percorrido para alcançar a cidadania.“Desde o primeiro dia de gestão, o governador Flávio Dino vem centrando esforços para avançar nas ações de Reforma Agrária do Estado, precisamos resgatar a cidadania das pessoas que moram no campo e dar condições para que possam elevar sua renda. O acesso à terra é o primeiro passo para que isso aconteça, por isto, este ato de titularização da terra é uma ação extremamente importante para estes 30 agricultores familiares”, disse a presidente.

Korina Corrêa, coordenadora de assentamento e desenvolvimento rural do Iterma, externou que o trabalho em prol do agricultor familiar é uma satisfação imensurável e de grande importância, pois realizar o sonho às pessoas que há anos esperam pelo seu título é indescritível.“É a satisfação de fazer Reforma Agrária no Maranhão que nos move. Alegria em poder colaborar para o reconhecimento do direito à terra e realizar sonhos de anos, já quase perecidos”, afirmou a coordenadora.

O agricultor familiar, Adelino de Melo Teixeira, 57, morador do povoado Esperantina, no município de Santa Luzia, conta seus planos após receber o título de posse. “Já que agora posso comprovar que sou dono da terra onde moro e cultivo, vou providenciar minha produção, após conseguir investimentos no banco. É uma emoção receber este documento em um momento histórico para a agricultura familiar do Maranhão, onde estamos tendo nossos direitos garantidos”.

Demais ações do governoNa ocasião, o governador Flávio Dino, anunciou para o município de Santa Luzia a compra de um hospital para cidade, visitou às obras de revitalização da Praça da Matriz, que está recebendo um investimento de R$1,8 milhão, visitou a obra de pavimentação asfáltica pelo Programa Estadual ‘Mais Asfalto’, onde o município receberá 10 km de asfalto para maior qualidade de vida à população, como também uma escola estadual de tempo integral.

Em São João do Carú, inaugurou o Centro de Ensino Professora Conceição Brenha Raposo, entregou mais uma ‘Arca das Letras’ para a cidade e uma ambulância para atender as demandas da população.Estiveram presentes nas solenidades, os prefeitos das duas cidades agraciadas, França do Macaquinho de Santa Luzia e Francisco Vieira Alves de São João do Carú, vários prefeitos de cidades vizinhas, deputados estaduais, vereadores, lideranças políticas locais, além de uma multidão de pessoas que prestigiaram o evento com muita alegria e satisfação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...