lomadee

quarta-feira, 24 de maio de 2017

MPMA realiza audiência pública para debater problemas do município de Alto Parnaíba


Foi realizada na manhã do último dia 11, na Câmara Municipal de Alto Parnaíba, uma audiência pública que discutiu problemas enfrentados pela população do município. A audiência foi uma iniciativa do promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira e dos vereadores Rodrigo Moreira de Sousa (presidente da Câmara) e Wladimir Britto Rocha.

Entre os temas abordados na audiência pública estão a precariedade na saúde, iluminação pública e asfaltamento, além do acúmulo de cargos públicos e questões ligadas à transparência e acesso à informação. O prefeito de Alto Parnaíba, Rubens Sussumu Ogasawara, participou do evento e ouviu as queixas da população.

Por sugestão do promotor Tiago Quintanilha, as soluções propostas foram colocadas em ata, com prazos para a regularização dos problemas. Várias das queixas apresentadas pela população foram respondidas na própria audiência pelo membro do Ministério Público, prefeito e pelos vereadores.

Sobre a saúde, por exemplo, foi informado que já havia sido realizada uma licitação para a aquisição de medicamentos, que de fato chegaram à Farmácia Municipal um dia após a audiência. O Município também informou ter aderido ao programa “Mais asfalto”, já tendo iniciado a recuperação das principais vias. Também houve o compromisso de troca de lâmpadas e instalação de novos postes nas ruas de Alto Parnaíba.

Ainda durante a audiência, o prefeito Rubens Ogasawara comprometeu-se a alimentar corretamente o Portal da Transparência em até 10 dias. Em relação ao acúmulo indevido de cargos, o gestor afirmou que iria exonerar os servidores nessa condição. Também ficou definido que os proprietários de terrenos seriam notificados a fazer a devida limpeza no prazo de 15 dias, sob pena de multa.

Na audiência, Tiago Quintanilha ressaltou a importância da participação popular na fiscalização das instituições públicas. “A fiscalização da sociedade é fundamental para o desenvolvimento da cidade e correção dos problemas. Além disso, as autoridades têm o dever de agir de forma transparente, prestando contas à população”, afirmou. O promotor de justiça lembrou, ainda, que a Promotoria de Justiça está sempre de portas abertas para receber as queixas dos cidadãos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...