lomadee

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Municípios se preparam para Jem’s 2017 com cursos de arbitragem


Em apoio aos municípios do interior do estado técnicos e árbitros da Secretaria de Estado de Esporte (Sedel) realizam cursos de arbitragem para os Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017. O primeiro encontro aconteceu, na última sexta-feira, 12, em Urbano Santos.

De acordo com o diretor técnico dos JEMs, Raimundo Mesquita, o objetivo das clínicas de arbitragem é capacitar e padronizar os critérios de interpretação das marcações dos árbitros que serão utilizadas em várias modalidades na edição deste ano dos jogos escolares.

“Durante o curso os técnicos e árbitros vão tomar conhecimento dos regulamentos da competição (geral e específico) e serão orientados sobre os critérios utilizados tudo conforme as modalidades esportivas dos municípios onde atuam”, disse Mesquita.

Os municípios que serão atendidos dentro do cronograma para a realização dos cursos de arbitragem, que acontecem até o fim do mês de maio, são: Arari, Pinheiro e Zé Doca da Regional Baixada; Humberto de Campos e Urbano Santos da Regional Lençóis; e Codó, Regional Cocais. Atendendo as modalidades de atletismo, futsal, futebol, beach soccer, handebol e badminton.

Também na última sexta-feira a Sedel promoveu uma palestra, ministrada pela secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, e pelo diretor geral do JEMs, Sandow Feques, na cidade de Colinas, na qual foram apresentadas as diretrizes e modificações que ocorreram neste ano em relação aos jogos.

“Estamos na fase de orientação e acompanhamento das etapas municipais, que são realizadas pelas prefeituras. A equipe da Sedel presente em diversas cidades maranhenses”, afirmou Joslea. Joslea também destacou as diretrizes que são responsáveis por basear os jogos escolares no estado. “Uma das diretrizes dos Jogos Escolares Maranhenses está pautada na formação e valorização dos profissionais que atuam direta ou indiretamente nos jogos, com ampliação dos cursos de iniciação esportiva, cursos de arbitragem em diversas modalidades e capacitação dos professores que atuam nos jogos escolares, com orientações para organização, execução e avaliação das etapas municipais”, enfatizou.

Sobre os JEMs 2017

Os Jogos Escolares Maranhenses constituem a maior competição estudantil do estado do Maranhão e o principal evento organizado pela Sedel. Neste ano de 2017, os jogos chegam à sua 45ª edição e alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição, com 107 municípios participantes, superando a participação dos jogos nos anos anteriores.

Os JEMs são compostos de quatro etapas: municipal, regional/ metropolitana, estadual e nacional. A etapa estadual – categoria infantil será realizada de 12 a 18 de agosto, mesmo período em que serão realizados os ParaJems. Já os estudantes do infanto irão competir de 13 a 20 de outubro, em São Luís. Este ano a etapa nacional acontece na cidade de Curitiba-PR no mês de setembro, para o infantil, e em Brasília no mês de novembro, para o infanto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...