lomadee

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Caravana estreita parceria entre governo estadual, micro e pequenos empresários de Imperatriz


A 5ª edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial chega à Imperatriz levando, aos empresários, dois dias de vasta programação. Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), além do debate com secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado, em que foi possível apresentar demandas e conhecer os investimentos, os empresários da segunda maior cidade do Maranhão contaram com vários serviços para impulsionar os negócios.

Com 22.158 empresas registradas, Imperatriz é a segunda cidade do estado com maior ação empreendedora. E a Caravana chegou aos municípios para estreitar ainda mais a relação de parceria entre Governo do Estado e o segmento. “Chegamos à Imperatriz para dialogar com diversos segmentos empresariais, que enxergam na condução do governador Flávio Dino uma condução ideal para o desenvolvimento do Maranhão”, defendeu o secretário de Estado de Indústria e Comércio.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quarta-feira (21), quando os titulares e representantes de pastas apresentaram os investimentos e ações do Governo do Estado e participaram de debate com a classe empresarial. Entre os vários pontos debatidos, o secretário de Estado de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destacou o tema tributação, mostrando incentivos fiscais importantes para determinados segmentos, dentre eles o programa Mais Emprego. “Estas são formas de incentivar o desenvolvimento do estado, um movimento contra a crise que se instalou no país”, pontuou.

Outro ponto debatido no encontro com os empresários, foi a Segurança Pública. O subsecretário de Estado de Segurança, Saulo de Tarso, apresentou a importância do Corpo de Bombeiros e os avanços na área em Imperatriz, que passou 21 dias sem registros de homicídios, tendo uma redução de 35% somando-se os cinco primeiros meses do ano, em comparação ao ano passado. “O segmento empresarial também merece atenção especial da Segurança Pública, sobretudo com relação às atividades do Corpo de Bombeiros. Não existe nenhum segmento empresarial ou comercial sem a participação do Corpo de Bombeiros na sua forma técnica. Além disso apresentados dados sobre a prevenção da criminalidade na cidade, a gente tem dados significativos que fortalecem os dados de redução dos índices criminalidade na região Tocantina, sobretudo em Imperatriz”, relatou.

Esta foi, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Araújo, uma iniciativa inédita, já que foi a primeira vez que uma gestão Estadual foi ouvir de forma direta e articulada as demandas. “É importante que a gente crie sempre esse diálogo entre a iniciativa pública e a iniciativa privada. Nós, o empresariado de Imperatriz, estamos entendendo que o Estado veio aqui para dialogar com a gente, para ver quais são os nossos questionamentos, e para daí a gente dar uma condição para que o Estado resolva alguns dos problemas que são criados em função da alta burocracia”, relatou o empresário.

Serviços

Durante toda a quinta-feira foram oferecidos serviços diversos. A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) disponibilizou informações para simplificar serviços relacionados ao registro de empresas, e ainda prestou orientação sobre o sistema Empresa Fácil e benefícios que o programa proporciona aos 121 municípios integrados, além de outros tantos serviços. Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também esteve presente prestando apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento.

Além disso, o empresariado pôde obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo. Entre estes, o ‘Maranhão Juros Zero’, onde a gestão convenia com uma entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil sem juros; ‘Mais Empresas’, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio; ‘Maranhão Mais Produtivo’, que oportuniza às micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão, facilitando o acesso a novos mercados); e o ‘Mais Empregos’, onde, a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Também esteve presente no evento o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), realizando atendimento e palestras. Proprietário de um posto de combustível, João Junior participou da palestra ‘Normas do Inmetro para Bombas medidores de combustíveis’ e defendeu que o órgão deve fiscalizar, mas também aliar a isto, a oferta de capacitação.

“A iniciativa é interessante, porque a gente tem um déficit de conhecimento e às vezes a gente acaba pecando não por má fé, mas por falta de conhecimento. E quando a gente quer buscar informação, acaba tendo que ir à capital, ou buscar fora, ao trazer para Imperatriz, facilita muito, tanto para os donos de postos, quanto para os consumidores, que receberão o produto da maneira correta”, argumentou.

A presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Socorro Noronha, participou da Caravana e elogiou a iniciativa da gestão estadual. “O Governo do Estado tem demonstrado uma grande preocupação em manter o diálogo com o empresariado. E é uma demanda do empresariado esse contato com as principais secretarias e membros do Governo do Estado. E o governador Flávio Dino tem sido sensível a essa demanda é uma das primeiras medidas foi a criação do Cema, que é o Conselho Empresarial do Maranhão, onde as principais entidades de classe tem acento e onde são discutidas todas as demandas do estado para que, conjuntamente com o secretariado e com o governador, se procure as melhores soluções para o desenvolvimento do nosso estado, e principalmente do nosso varejo e indústria”, defendeu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...