lomadee

terça-feira, 20 de junho de 2017

Obras da Casa de Apoio Ninar, em São Luís, entram na reta final


O Governo do Estado deu mais um passo importante na assistência a saúde das crianças maranhenses. As secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Infraestrutura (Sinfra) estão finalizando a reforma da Casa de Veraneio do Estado para a implantação de uma extensão do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). O local acolherá crianças diagnosticadas com microcefalia e outras patologias neurológicas que necessitem de acompanhamento multiprofissional para reabilitação.

“A Casa de Apoio Ninar é uma obra de grande simbologia. Trabalhamos com muita determinação, zelo, capricho e atenção especial tendo em vista esse simbolismo em transformar um espaço público que era usado para festas e agora será utilizado na área da saúde, onde vai atender crianças que precisam de cuidados especiais”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o objetivo do equipamento. “Com a implantação da Casa de Apoio do Ninar, o governo, além de destinar um funcionamento adequado ao prédio público, promove uma mudança real no cotidiano de maranhenses, especialmente de mães de crianças com microcefalia. Com ações como essa, o poder público estadual privilegia quem realmente deve ser privilegiada, que é a população, que merece acesso a serviços como esses que serão oferecidos aqui”.

A área, com cerca de 6 mil metros quadrados, tem consultórios para atendimentos da equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. A Casa de Apoio do Ninar está localizada na Praia de São Marcos e funcionará como suporte especialmente para as famílias que vêm do interior do Maranhão realizar tratamento e que não têm onde ficar.

A Sinfra concluiu toda a parte de estrutura física com salas de acolhimento, consultórios médicos, espaços para reabilitação em fisioterapia, terapia ocupacional, laboratórios para exames e estudos das enfermidades relacionadas ao atendimento prestado pelo Centro. Além de atender a famílias de pacientes com problemas de neurodesenvolvimento, o local oferecerá espaços adaptados para atividades lúdicas, reabilitação e psicomotricidade em áreas externas, como quadras e piscina. A SES fará, agora, a parte de montagem dos equipamentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...